Baka World: Dicas para criar uma história/fanfic

21 março 2013

Dicas para criar uma história/fanfic

"It's getting harder to stay awake. And my strength is fading fast. You breathe into me at last"
Olá meus anjinhos como vocês estão? Antes que alguém venha dizer nos comentários "Você nem é uma escritora pra sair dando dica", essas são as minhas dicas, coisas que eu quase sempre faço e que podem ajudar vocês, não estou dizendo que você precisa usa-las, não sou nenhuma escritora ainda, e muito menos acho que escrevo perfeitamente bem a ponto de sair dizendo os outros o que fazer. 
Agora se você quer saber mais e acha que sempre pode estar melhorando como eu continue lendo e ignore meu surto do começo do post. 
Dica um: 
Tenha em mente como vai se passar a história, o que você pretende escrever, em que a história vai girar, como vai acabar e o(a) ou os(as) personagem(s).
Confesso que nem sempre eu tenho a ideia de primeira, as vezes penso em algo legal que daria uma boa história e começo a escrever algo totalmente sem sentido, escreva um capitulo e decida se você vai ser narrador-personagem ou apenas narrador.
Dica dois:
Tenha sempre anotado o nome de todos os seus personagens, e algumas características deles, coisas que você não pode esquecer e que seriam essenciais, eu tive problemas com minhas primeira fanfic por que sempre esquecia as características de alguns personagens. 
  Ex: Julieta Amandinha - Ela anda pulando, tem cabelos loiros com pontas queimadas, usa roupas de homem e é cleptomaníaca
Isso vai facilitar quando você for escrever.
Dica três: 
Pense em coisas que ficariam boas na história, que deixariam os leitores ansiosos, e tenha sempre em mãos um caderno, ou sei lá, algo que possa anotar seu surtos de criatividade, eu tenho sempre dentro da mochila um caderno só para esses surtos, as vezes anoto no celular.
P.S: surto de criatividade = aquele momento que você tem uma ideia bem magnifica só que acaba esquecendo depois (ou não se você anota-la) 
Dica quatro: 
Não escreva de ultima hora.
Esse é um dos meus maiores problemas, eu sempre escrevo nas presas um capitulo, a maior parte das vezes, e algumas vezes ele acaba saindo completamente sem nexo, chato e cansativo de se ler, escreva com paciência, e tenha em mente o que aconteceu no capitulo anterior. 
Dica cinco:
Escreva de forma decente.
Já li algumas fanfic que pelo amor de Deus, a narradora falava "vc" abreviava tudo, errava coisas ridículas,  talvez a história fosse ótima, os personagens, enfim tudo, mas o analfabetismo da escritora estragava tudo, já cansei de ler histórias assim.
Não estou dizendo que sua história/fanfic tenha de ser perfeita, sem nenhum erro ortográfico, não estou dizendo isso, se você for ler os primeiros capítulos da minha primeira fanfic vai ver que eles estão do modo de como estou falando, não estou querendo me gabar até por que não acho que escreva bem ,mas eu melhorei muito daquela época pra cá, as vezes nem eu mesma entendo o que escrevia, era incrivelmente horrível. 
Dica seis:
Tenha alguém com quem pode dividir suas ideias ou corrigir seus erros. 
Essa é mais como um editor, nem todos tem um irmão ou irmã com quem podem contar para ler suas histórias e falar, eu por exemplo, sou filha única (forever alone) e está fora de questão mostrar minhas histórias para minha mãe, não tenho amigos que teriam paciência para lê-las, mas calma, se você está na mesma situação que eu, não perca as esperanças! O Word existe! 
Mas se você tiver alguém com quem contar eu deixo a dica, peça ajuda, essa pessoa pode ver algumas das suas ideias e comentar, eu já falei algumas ideias minhas para o meu namorado, ele me ajuda as vezes, mas como ele lê minha fanfic gosto de deixar algumas coisas em segredo, mas ideias absurdas as vezes, que fico entre "coloco ou não coloco" eu tiro a duvida com ele. 
Dica sete:
Não coloque apenas diálogos. 
Bem, estamos falando aqui de histórias, não diálogos entre algumas pessoas, eu sei que cada um tem seu jeito de escrever, eu por exemplo, adoro me focar nos sentimentos e descrever bastante a coisa, já tem gente que não gosta, outros preferem escrever mais rapidamente, gostam mais de criar personagens... etc.
Quem é bem velho aqui no BW já deve ter vivenciado a época que eu criava diálogos entre os personagens do Meu quase diário (na época o blog se chamava assim) , bem se você não foi dessa época era mais ou menos assim: 
Sakura: Yeyyyyyyyyyyyyyyy é a primeira histórinha !!!!!!!
Renee:  fica quitenha  pirralha
Sakura: NÃO SOU PIRRALHA !
Takeru: *olha com um olhar frio e bonito* fiquem quietas meninas,ok?
Sakura: só pq vc pediu 
Inaho: vocês não vão brigar no meio de uma reunião não é ?
Sakura e Renee: não ...
P.S: Esse trecho foi tirado de uma postagem MUITO velha. 
Eu não coloquei o resto por que estava deprimente... Cheio de erros ortográficos e coisas muito ridículas... 
 Era só pra dar um exemplo, não façam apenas isso, a não ser que queiram criar apenas diálogos, e mesmo assim, vocês podem fazer melhor né gente? Por que esse pequeno trecho está horrível e qualquer um pode fazer melhor que isso.
Dica oito:
Descreva o básico do personagem.
Você não precisa  colocar a certidão de nascimento do personagem na história, agora ao menos fale da aparência dele, eu não gosto muito das fanfics que as meninas/meninos colocam o link de uma foto que pareça a tal personagem, eu gosto mais quando descrevem-a e posso imaginar, mas isso fica ao critério de cada um. 



8 comentários:

  1. Aaah por mais que eu queira criar uma
    minha imaginação não deixa *n*

    Doce Mundo Kawaii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mas todo mundo tem aquele momento "A MEU DEUS TIVE UMA IDEIA ÓTIMA"
      Eu também não tenho muita imaginação pra isso, relaxa :)

      Excluir
  2. Grandes dicas, de certeza que vão ajudar um bom número de pessoas.
    Eu tenho uma amiga que lê a minha fanfic porque ela quer sempre lê-las e depois obriga-me a continuá-las --'

    Foi um ótimo post, Misaki-chan....
    Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arigatou ^--^
      Sei como é, a Mugi-chan sempre faz isso comigo ¬¬ ela ta me obrigando a continuar Betsu no Sekai, apesar de que não aguento mais escrever kkkkk
      Kissus

      Excluir
  3. Adorei as dicas, sigo algumas, e agora vou seguir quase todas, por que são ótimas, gostei do seu blog, é super fofo:)
    todopragarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Eu também não sigo todas, até por que é difícil segui-las... Nem sempre me lembro de andar com meu caderno por exemplo, mas o celular ajuda nessas horas.
      Obrigada, o seu blog também é bem legal ^--^

      Excluir
  4. Chata, eu poderia ser sua dica número seis u-ú mentir em postagens é feio misa-chan u-ú falando que 'não tenho amigos que teriam paciência para lê-las'. #magoei
    Falto a dica nove: Inove. Não crie aqueles tipos de personagem que você sempre acha por aí, aqueles mocinhos(as) que são tão fodas que dá uma raiva dos infernos.
    Bye õ/

    mylittle--world.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae verdade '--' deveria ter essa dica.
      E nem vem, você não tem paciência pra ler elas não u.u Você nunca lê prestando atenção mesmo u.u #levamurro você mesma disse que só lê passando os olhos pelas palavras, a não ser que tenha acontecido um milagre u.u

      Excluir

Comente a vontade, mas siga as regras!
1- Nada de "Seguindo, segue de volta?". Por favor gente!
2- Sejam educados, educação gera educação, podem expor sua opinião, mas sem brigas e xingamentos com os outros.
3- Sinta-se livre para pedir para visitarem seu blog :3 irei visitar com prazer, mas não prometo que vou seguir, tá?
4- Se quiser fazer algum pedido, ou falar qualquer besteirinha comigo, pode me mandar ask no tumblr, ou em outro lugar (você pode ver onde me encontrar no menu "About")
Apenas isso, agora pode deixar seu comentário ai!